A dança é uma das três principais artes cénicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciado é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela. A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento e/ou cerimónia. Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público, que ao longo do tempo foi se desvinculado das particularidades do teatro. Actualmente, a dança manifesta-se nas ruas em eventos como "Dança em Trânsito", sob a forma de vídeo, no chamado "vídeodança", e em qualquer outro ambiente em que for contextualizado o propósito artístico.
A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria. Não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve, e até mesmo sem ele. A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na pré-história, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas.
O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, onde as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registos dessas danças mostram que as mesmas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo.
Mais tarde, já perdendo o costume religioso, as danças apareceram na Grécia, em virtude das comemorações aos jogos olímpicos. O Japão preservou o carácter religioso das danças, onde as mesmas são feitas até hoje, nas cerimónias dos tempos primitivos. Em Roma, as danças se voltaram para as formas sensuais, em homenagem ao deus Baco (deus do vinho), onde dançava-se em festas e bacanais.
Nas cortes do período renascentista, as danças voltaram a ter carácter teatral, que estava se perdendo no tempo, pois ninguém a praticava com esse propósito. Praticamente daí foi que surgiram o sapateado e o balé, apresentados como espectáculos teatrais, onde passos, música, vestuário, iluminação e cenário compõem sua estrutura. No século XVI surgiram os primeiros registos das danças, onde cada localidade apresentava características próprias. No século XIX surgiram as danças feitas em pares, como a valsa, a polca, o tango, dentre outras.
Estas, a princípio, não foram aceitas pelos mais conservadores, até que no século XX surgiu o rock’n roll, que revolucionou o estilo musical e, consequentemente, os ritmos das danças. Assim como a mistura dos povos foram acontecendo, os aspectos culturais foram se difundindo.
Um Pouquinho de Mim!
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Dança
Coisa inesplicavel senti - la
é sentimento , é amor , é prazer , é esquecimento
Tudo que há deixa de existirO fogo te consome
e começamos a se sentir,
Como se tivessimos asas no ar,
e abrimos , sentindo o prazer de voar.
A Dança muda o humor
Sorrisos , brincadeiras , diversões
Deixamos fluir sem saber porque
Sabemos apenas que nos faz viver
Nos traz amizade, liberdade e carinho,
de pessoas com muitas historias
que nunca trilharam pelo nosso caminho.
Pessoas não entendem
muitas tentam impedir
Humilham , riem , julgão
de coisas que nunca irão sentir.
Mas como disse os sábios:
Nelson Mandela e Gandhi...
Depois de escalar um grande morro , descobrimos que há muitos outros morros a escalar
"pois" A satisfação está no esforço e não apenas na realização final.
Agente se machuca por fora e por dentro ,
Nos dedicamos
nos ensaios que há vida
Não nos permite ter
Passamos isso tudo
Por minutos de magia , alivio , alegria
que nos faz reviver.
Nosso mundo é assim :
Muitos escolhem a dança mas a dança escolhe poucos!
sábado, 28 de maio de 2011
Chegara o Dia
Chegara o dia que o Beijo não vai ter mas gosto,
e o gostar vai ser só a Amizade de duas pessoas
que viveram um Amor eterno.
Chegara o dia em que os dias não teram mas sentido,
e as razoes passadas terão emoções do passado vivido.
O passado que não voltará
Como os Amigos que se foram,
E nós iremos olhar as estrelas há brilhar.
Então chegará o dia da velhice ,
O dia que voltaremos a ser criança
não para viver e sim para morrer!
By: Dheyne
e o gostar vai ser só a Amizade de duas pessoas
que viveram um Amor eterno.
Chegara o dia em que os dias não teram mas sentido,
e as razoes passadas terão emoções do passado vivido.
O passado que não voltará
Como os Amigos que se foram,
E nós iremos olhar as estrelas há brilhar.
Então chegará o dia da velhice ,
O dia que voltaremos a ser criança
não para viver e sim para morrer!
By: Dheyne
Quem é Dheyne...
- Nesta minha primeira postagem decidi falar sobre mim e o que vocês poderão encontrar no meu Blog!
- Pra quem não me conhece meu nome é Dheyne e tenho 16 anos e namoro há 4 anos.
- Amo dança e quero aprender a cada dia mas sobre tudo relacionado , Eu danço em um grupo de dança cover variados.
- Adoro escrever poesias sobre tudo ao meu redor .
- Uma coisinha que não vivo é sem MAKEUP e que todo dia descubro coisas novas sobre essa coisinha que a maioria das mulheres não vivem sem.
- Sou uma pessoa muito eclética , atenciosa , carinhosa , legal , amiga ... e como todo mundo tem defeitos eu não poderia deixar de ter : sou muito ciumenta, raiventa ...
Então gente o que vocês irão ver é aqui é um pouco do meu mundo : poesias , makeup e dança!
Espero que gostem e fiquem a vontade com comentários e perguntas..!
Assinar:
Postagens (Atom)



